Quem somos

Nossa história

A Faculdade Católica Paulista – FACAP, com limite territorial de atuação na cidade de Marília, Estado de São Paulo, é uma instituição de ensino superior mantida pela ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LATINO AMERICANA, Pessoa Jurídica de Direito Privado.

A proposta de credenciamento da instituição é fruto da visão de seus mantenedores, já atuantes na educação superior há alguns anos, tanto no país como em países vizinhos, entrelaçados no MERCOSUL.

A criação da Faculdade Católica Paulista foi planejada para atuar no interior do Estado de São Paulo. O conhecimento prévio da região de Marília e de seu entorno pelos mantenedores favoreceu a opção de sua instalação no município.

O projeto de criação da faculdade sedimenta-se na visão de seus mantenedores de propiciar um ensino de qualidade, atento às exigências de mercado, em uma proposta de total integração e convivência com o município sede, com abrangência também à região de seu entorno, prospectando-se as necessidades locais, tanto no campo social como em suprir as necessidades de empregabilidade e de formação superior de sua comunidade.

A Faculdade Católica Paulista foi credenciada por meio da Portaria MEC nº 739, de 09 de agosto de 2013, e Parecer CNE/CES nº 305/2012. No decorrer do processo avaliativo para o credenciamento, a instituição, sendo submetida à análise da Comissão de Avaliação in loco – MEC/INEP, recebeu desta o conceito final 4, CI 4, sendo atribuído o mesmo conceito a cada uma das dimensões: Organização Institucional, Corpo Social e Instalações Físicas. Conforme consta nos parágrafos da referida portaria, o credenciamento é válido pelo prazo de 4 anos.

Acompanhando o processo de credenciamento, foram autorizados os cursos de Engenharia Civil, com conceito final 5 – CC 5, e Ciências Contábeis, com conceito final 4 – CC 4.

Decisivamente, instalando-se a partir da conclusão desse processo, com a publicação da portaria de credenciamento, a instituição foi direcionada para dar início às atividades acadêmicas e administrativas.

O primeiro processo seletivo para ingresso nos cursos de Engenharia Civil e Ciências Contábeis ocorreu no dia 03 de novembro de 2013, baseando-se no Edital nº 1/2013, amplamente divulgado. Os processos de matrícula dos alunos iniciaram-se em seguida, paralelamente a toda a organização acadêmica.

Conforme definido no calendário acadêmico, o período letivo iniciou-se na última semana de janeiro de 2014.

A Faculdade Católica Paulista possui como eixo norteador de sua estrutura organizacional e de gestão seus documentos oficiais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, o Regimento Geral, assim como todas as demais normas regulamentadoras emanadas de seus colegiados superiores, acompanhados das normativas e legislações dos órgãos do governo federal.

Missão

A Faculdade Católica Paulista tem por missão exercer uma ação integrada de suas atividades educacionais, visando à geração, sistematização e disseminação do conhecimento, para formar profissionais empreendedores que promovam a transformação e o desenvolvimento social, econômico e cultural da comunidade em que está inserida.

Visão

Ser instituição de referência na Educação Superior brasileira, reconhecida por sua modernidade, excelência e pelos serviços prestados, bem como pela defesa da democratização do acesso de todos ao ensino de qualidade.

Princípios Institucionais

  • Qualidade como compromisso com o ensino de qualidade direcionado à excelência;
  • Conhecimento como processo de busca constante de sua evolução, devendo ser construído e compartilhado;
  • Responsabilidade social e ética, proporcionando a formação profissional aos seus egressos com base no rigor científico, no desenvolvimento intelectual e humano, pautado nos princípios éticos entendidos pela sociedade e organizações de trabalho;
  • Liderança, empreendedorismo e espírito de grupo, como indispensáveis para a plena realização profissional de seus egressos;
  • Dignidade da Pessoa Humana como respeito à dignidade da pessoa, de seus direitos e seus deveres como cidadão;
  • Justiça social, com foco na construção de processos e estruturas inclusivas, integrando atividades que permitam a socialização do conhecimento, assim como a melhoria da qualidade de vida da comunidade;
  • Autonomia didático-pedagógica, como base para o desenvolvimento de uma formação alicerçada no desenvolvimento do conhecimento e no aprender a aprender, visando ao desenvolvimento de formação ampliada, atendendo às demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

Valores Institucionais

  • A transparência na gestão, por meio de normas e condutas objetivas, estabelecidas democraticamente, de forma participativa, por suas instâncias de decisão;
  • A inovação tecnológica, incorporada na execução do trabalho de seus diversos stakeholders, com frequentes pesquisas que favoreçam novos métodos e novas ferramentas que tornem o processo ensino-aprendizado mais prazeroso e eficiente;
  • A visão crítica, capacitando seus membros a tomarem decisões lastreadas na verdade, na justiça e no bem-estar comum;
  • A consciência ambiental, favorecendo a responsabilidade pela preservação e recuperação do planeta, na busca de uma sustentabilidade econômica e social;
    a cidadania, priorizando os interesses da coletividade;
  • O respeito à diversidade, com base no respeito e na tolerância diante da integridade e viabilidade de outras tradições;
  • A valorização do pluralismo, com acesso ao conhecimento de diferentes teorias, métodos, experiências e pontos de vista, visando a compreensão, a experimentação e o respeito às diferenças, ao pluralismo de ideias, às crenças e culturas.

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